Monstro... ?


"Um monstro. Estava com uma 32 e atirava para todos lados. No final deu um tiro na cabeça." Lembrei dessa reportagem hoje. Pensei no que dizemos de outras pessoas.
O quanto nos dedicamos pra dizer que alguém é mal. Pra dizer o quanto o próximo é insano. O quanto nos dedicamos para chamar alguém de monstro. Movemos um mundo inteiro. Todos se comovem com uma reportagem. Todos em coro gritam "Monstro". Eu lembrei de uma história que presenciei. Uma pessoa, conhecido, tentou chamar atenção de um grupo de garotas. Outros garotos apareceram, zombaram dele, tacaram lixo, o humilharam em público. Esse garoto se levantou e olhou ao seu redor. Estavam todos reunidos, incluido as meninas, todos riam. Ele olhou assustado para os garotos que fizeram isso com ele. Em menos de 10 segundos, pelo que contei, esse garoto estava encima de um dos garotos, todos seguraram o pobre menino, mas foram apenas 3 segundos mais ou menos de socos e eu nunca vi ninguém sangrar tanto pelo nariz. Pra mim aquilo era só uma briga como outra qualquer. Fiquei sentado no meio fio onde sempre ficava. Todas pessoas. Todas mesmo. Olharam com um olhar em que eu senti o peso, mesmo estando longe desse garoto. Uma menina o chamou de monstro e outro garoto lhe tacou uma pedra. Pessoas que passavam estavam espantadas com a agrecividade do menino. Ele realmente era um monstro, seus socos sem piedade. Aquilo deveria me assombrar, mas o garoto apenas disse: "Daqui a alguns dias ele estara curado! E eu ainda estarei chorando. Se ser humano é menospresar todos não esperando ter o que merece. Eu sou o monstro mais orgulhoso então."
As palavras dele foram tristes e sem muito efeito. Eu calculei profundamente. Nossas crias são o que somos. Esses monstros são criados por nós.

0 comments

Postar um comentário

 
|  Cores em cinza. Blogger Template Powered by Blogger